Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento da versão brasileira do Mini-Addenbrooke Cognitive Examination (M-ACE BR) para rastreio de comprometimento cognitivo em idosos

Resumo

Antecedentes

A idade é o fator de risco mais importante para o desenvolvimento de demência, e a recomendação é que os idosos sejam testados cognitivamente para detectar comprometimento na fase inicial para o tratamento adequado. A demanda pelo atendimento desses idosos é grande, chamando atenção para a necessidade de testes rápidos, com boa acurácia e de simples aplicação para identificar o comprometimento cognitivo.

Objetivo

Desenvolver e validar a versão brasileira do Mini-Addenbrooke's Cognitive Examination (M-ACE BR) como um teste rápido para rastreio de comprometimento cognitivo em idosos.

Métodos

A M-ACE BR foi desenvolvida usando análise da escala de Mokken em 352 participantes (cognitivamente saudáveis [CS] = 232, comprometimento cognitivo sem demência [CCSD] = 82; e demência = 38) e validado em uma amostra independente de 117 participantes (CS = 25; CCSD = 88; e demência = 4).

Resultados

A análise de escala de Mokken derivou 9 itens (orientação espacial, memória anterógrada, memória retrógrada, evocação tardia, reconhecimento [nome e endereço], fluência verbal de letras, repetição de 4 palavras, nomeação de 10 itens e compreensão) com pontuação máxima de 51 pontos e tempo médio de duração de 7 minutos. O escore de corte ≤ 43/51 para CCSD teve sensibilidade de 59,09% e especificidade de 80%. Para um teste de rastreio, em que a sensibilidade é priorizada para investigação posterior, sugerimos utilizar um ponto de corte ≤ 47 (sensibilidade 85,23% e especificidade 24%), mantendo um bom valor preditivo positivo (79,8%).

Conclusão

A M-ACE BR é um instrumento breve e adequado para detectar comprometimento cognitivo em idosos brasileiros. No entanto, o rastreio para a identificação de CCSD e para diferentes níveis de escolaridade deve ser melhor explorado.

Palavras-chave
Demência; Diagnóstico; Testes de Estado Mental e Demência; Comprometimento Cognitivo; Teste Cognitivo

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org