Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação clínica e neuropsicológica da atenção e comorbidade com TDAH em crianças e adolescentes com epilepsia idiopática

Crianças com epilepsia podem apresentar problemas de atenção e comorbidade com transtorno de atenção e hiperatividade (TDAH).

Objetivo

Determinar a prevalência de queixas de atenção, diagnóstico de TDAH e perfil atentivo em uma amostra de crianças e adolescentes com epilepsia idiopática.

Método

36 crianças e adolescentes com epilepsia idiopática e 37 controles saudáveis foram submetidos a vários procedimentos para diagnosticar perfil neuropsicológico e comorbidade com TDAH.

Resultados

A prevalência de TDAH foi maior em pacientes com epilepsia [χ2 = 4,1, p = 0,043, 6 ( 16,7%) vs 1 (2,7%)] , que também apresentaram piores resultados em itens e fatores dependentes de atenção do WISC. Não foram observadas diferenças entre pacientes com e sem TDAH. As características clínicas não influenciaram resultados.

Conclusão

Este estudo encontrou uma maior prevalência de problemas com atenção em pacientes pediátricos com epilepsia idiopática , mas não um perfil distinto entre aqueles com ou sem TDAH.

epilepsia; atenção; TDAH; infância; adolescência


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org