Acessibilidade / Reportar erro

Die hirngeschwülste in biologischer und morphologischer darstellung

ANÁLISES DE LIVROS

Die hirngeschwülste in biologischer und morphologischer darstellung. K. J. ZÜLCH. Um volume com 232 páginas e 83 figuras, editado por Johann Ambrosius Barth Verlag, Leipzig, 1951.

Êste livro representa notável contribuição da neuropatologia ao diagnóstico, tratamento e prognóstico dos tumores intracranianos. O autor, atualmente professor na Universidade de Hamburgo, apresenta extensa documentação conseguida, com intenso labor, em vários serviços alemães de neuropatologia, especialmente na Secção de Tumores e Patologia Experimental do Cérebro e no Instituto do Cérebro de Berlim. Sua contribuição primacial reside em uma classificação dos tumores intracranianos que, mais do que a clássica classificação dos gliomas de Cushing e Bailey, concorda com os dados clínicos e histológicos, permitindo maior segurança, tanto diagnóstica como prognóstica.

Quanto às neoplasias, Zülch considera como básico o tecido embrionário que deu origem à tumoração, subdividindo-as em quatro grupos: 1 - tumores derivados do epitélio medular (meduloblastomas, gliomas, paragliomas e gangliocitomas); 2 - tumores derivados do mesoderma (meningiomas, angiomas e angioblastomas, fibromas, sarcomas, condromas, lipomas, osteomas, cordomas); 3 - tumores derivados do ectoderma (craniofaringiomas, adenomas hipofisários) ; 4 - tumores derivados da totalidade dos folhetos embrionários (dermóides e epidermóides, teratóides e teratomas). Dentro do primeiro grupo são incluídas quase tôdas as neoplasias atualmente reconhecidas como próprias do tecido nervoso: assim, entre os meduloblastomas estão incluídos os retinoblastomas, os pineolomas, os meduloblastomas (cerebelares) e o simpatoblastoma; os gliomas compreendem os espongioblastomas, os oligodendrogliomas, os astrocitomas e os glioblastomas; como paragliomas são estudads os ependimomas, os plexo-papilomas e os pinealomas; os gangliocitomas compreendem os neurinomas e os gangliocitomas tanto do cérebro e cerebelo como do sistema simpático.

Todos êstes tipos de neoplasias e os tumores de outras naturezas (metástases, granulomas, cistos parasitários, aracnoidites adesivas, abcessos, hematomas) são cuidadosamente estudados por Zülch, tanto no que respeita à sua origem, freqüência e localização preferencial, como no que tange aos característicos morfológicos que permitem diferenciação imediata ou suspeita diagnóstica. O diagnóstico de certeza pela microscopia é estudado amplamente mediante largo emprêgo de desenhos esquemáticos que dão, mesmo ao leitor pouco afeito à neuropatologia, idéias muito nítidas acêrca da disposição e da morfologia celular de todos os tipos de tumores intracranianos.

Extensa bibliografia - ordenada por assuntos de acôrdo com as várias partes em que se divide o livro - bem cuidado índice de referências e excelentes clichês mostrando os principais tipos de neoplasias, completam êste livro, tornando-o de grande utilidade a todos quantos se interessem pela neuropatologia.

O. Lange

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1952
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org