Os distúrbios respiratórios do sono podem estar relacionados com problemas de má oclusão. O cirurgião dentista deve estar apto a reconhecer as alterações oclusais que possam estar associados com o desenvolvimento, instalação ou manutenção dos distúrbios respiratórios do sono. Apesar do exame clínico ser rotineiramente utilizado pelos especialistas em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares, a divergência no diagnóstico é muito frequente.
Método
: Dois observadores, cirurgiões dentistas, ortopedistas funcionais dos maxilares, examinaram 56 crianças entre 7 e 9 anos de idade para verificar a concordância intra e inter observador na identificação de problemas ortodônticos e ortopédicos funcionais.
Resultados
: A concordância intraobservador foi forte em todas as variáveis pesquisadas. A concordância interobservador também foi forte exceto na variável sobremordida que foi apresentou boa concordância.
Conclusão
: O estabelecimento de critérios diagnósticos explícitos dá oportunidade ao cirurgião dentista de reconhecimento das más oclusões dentárias potencialmente associadas aos distúrbios respiratórios do sono.
má oclusão; apneia do sono tipo obstrutiva; criança