Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação e pontos de vista dos pacientes com esclerose múltipla em tratamento com drogas modificadoras da doença

RESUMO

Objetivo

O tratamento da esclerose múltipla (EM) com drogas-modificadoras-da-doença (DMDs) está evoluindo e novas drogas estão sendo comercializadas. Eficácia e segurança são aspectos cruciais nas medicações, porém a satisfação do paciente com o tratamento deve ser levada em consideração.

Métodos

Entrevista individual com pacientes com EM investigando a satisfação e ponto de vista desta população em relação ao tratamento com DMDs.

Resultados

Cento e vinte e oito pacientes atendidos em unidades especializadas de EM de cinco cidades diferentes foram entrevistados. Mais de 80% dos pacientes estava bastante satisfeito com as medicações utilizadas, considerando aspectos de conveniência de uso e benefício das drogas. O único aspecto que pontuou menos foi tolerabilidade.

Conclusão

Parâmetros para melhor tratamento de EM devem incluir eficácia, segurança e satisfação dos pacientes com a DMD prescrita.

esclerose múltipla; acetato de glatiramer; interferon beta; natalizumab; cloridrato de fingolimode

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org