Acessibilidade / Reportar erro

Infartos lacunares com morfologia irregular: fatores de risco e significado clínico

Objetivo

Estudar as diferentes formas dos infartos lacunares agudos, investigando os fatores de risco e o significado clinico daqueles com morfologia irregular.

Métodos

Os 204 pacientes com infartos lacunares agudos foram classificados em dois grupos: aqueles com morfologia regular e aqueles com morfologia irregular. Foram estudadas as características dos dois grupos e caracterizados os fatores de risco para infartos irregulares, deterioração neurológica e altos escores da escala de Rankin modificada.

Resultados

Variabilidade da pressão arterial é fator de risco independente para infartos lacunares irregulares. Tamanho do infarto, prevalência de leucoaraiose e formato irregular dos infartos lacunares são fatores de risco independentes para escores mais elevados na escala de Rankin modificada.

Conclusões

Variabilidade da pressão arterial está relacionada ao formato irregular dos infartos lacunares agudos. Este tipo de infarto e a leucoaraiose podem estar relacionado a desfechos clínicos desfavoráveis.

formato de lesão; infarto lacunar; variabilidade da pressão arterial


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org