ANÁLISES DE LIVROS
MALATTIE DEL SISTEMA NERVOSO. VOL. 4 DO "TRATTATO DI PATOLOGIA SPECIALE MEDICA E TERAPIA". P. OTTONELLO. Um volume com 676 pgs. Casa Edit. Fr. Vallardi, Milano, 1950.
Êste livro dá uma idéia geral da neurologia italiana no último decênio, mostrando particularmente que o cultivo da neurologia não estacionou, nesse país, durante a guerra. Trata-se de um compêndio para médicos práticos e estudantes de medicina, no qual se procurou expor de maneira didática os conhecimentos da neurologia clássica européia, sem mencionar as múltiplas controversias teóricas, com o fito de evitar confusão ao espírito de leitor não familiarizado com os assuntos neurológicos.
Como compêndio didático a obra está muito bem orientada e organizada. Precedem a parte clínica, capítulos gerais sobre noções de anátomo-fisiopatologia do sistema nervoso (sistemas da motricidade, da sensibilidade, sensorial e neurovegetative) e de sua fisiopatologia, agregando-se sumária descrição das síndromes regionais topográficas e dos processos semiológicos modernos. Os capítulos referentes à clínica, bem documentados com contribuição própria, obedecem igualmente a uma seriação topográfica (moléstias do cérebro, cerebelo, tronco cerebral, medula e nervos periféricos), mas têm uma orientação evidente segundo os fatores etiopatogênicos. É assim que abordam, respectivamente, os quadros clínicos dependentes dos fatores traumáticos, dos toxinfecciosos, dos abriotrófico-degenerativos, dos disembriogenéticos, dos carenciais. Capítulo especial é reservado à sífilis do sistema nervoso e sua terapêutica, no qual fere-nos a atenção, o bem pequeno entusiasmo que o autor evidencia pela malarioterapia.
P. PINTO PUPO
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
10 Fev 2015 -
Data do Fascículo
Dez 1950