Acessibilidade / Reportar erro

A neurocondução do nervo frênico está alterada na asma de difícil controle?

RESUMO

Objetivo

O objetivo do presente estudo foi obter dados da neurocondução do frênico e exame com agulha do diafragma em pacientes com asma de difícil controlee comparar com um grupo normal.

Métodos

O estudo consiste em realizar radiografia de tórax, espirometria, pressão máxima inspiratória e expiratória, neurocondução do nervo frênico e eletromiografia do músculo diafragma em 20 pacientes asmáticos de difícil controle e comparar com 27 controles.

Resultados

Encontramos redução da área do potencial de ação muscular composto do nervo frênico e a eletromiografia do musculo diafragma estava normal em todos os pacientes.

Conclusão

É possível que a redução da área do potencial de ação muscular composto do nervo frênico nos pacientes com asma de difícil controle associado a eletromiografia normal do músculo diafragma esteja relacionada as alterações da fibra muscular do mesmo devido à sobrecarga de atividade.

Palavras-chave
eletrodiagnóstico; nervo frênico; espirometria; condução nervosa; asma

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org