Acessibilidade / Reportar erro

Rinite alérgica está relacionada à incapacidade da migrânea em adultos?

RESUMO

A migrânea é uma condição dolorosa crônica com fisiopatologia complexa. Apesar de disfunções imunológicas já terem sido ligadas à migrânea, poucas foram as tentativas, na literatura, de se avaliar a possibilidade da rinite alérgica como um fator agravante da migrânea em adultos, tornando a questão ainda não esclarecida.

Objetivo

Esta pesquisa visou comparar a incapacidade da migrânea em adultos com e sem rinite alérgica.

Métodos

Este estudo transversal incluiu 118 adultos com migrânea consecutivamente atendidos em uma clínica ambulatorial. Após o exame neurológico usual, os participantes foram avaliados com relação à incapacidade gerada pela cefaleia com o Migraine Disability Assessment (MIDAS), assim como para a presença atual de rinite alérgica, rinoconjuntivite alérgica e rinite alérgica sazonal de acordo com o questionário do International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC).

Resultados

Não houve diferença nos escores do MIDAS entre migranosos com e sem alérgica, rinoconjuntivite alérgica e rinite alérgica sazonal. A incapacidade causada pelos sintomas alérgicos também não influenciou os escores do MIDAS dos pacientes com rinite alérgica. A frequência de dias com cefaleia durante os últimos 3 meses foi maior no subgrupo de pacientes sem rinite alérgica (mediana e intervalo interquartil 12 [8–19,2] vs. 8 [4–14]; p = 0,03).

Conclusões

Os resultados sugerem que rinite alérgica, rinoconjuntivite alérgica e rinite alérgica sazonal não estão relacionadas à incapacidade por cefaleia em pacientes adultos com migrânea episódica.

Palavras-chave
Transtornos da enxaqueca; cefaleia; rinite alérgica; sistema imunitário

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org