Acessibilidade / Reportar erro

Contribuições da neuroimagem na dor central pós-acidente vascular encefálico: uma revisão

Resumo

Antecedentes

A dor neuropática central pós-acidente vascular cerebral (DNPAVC) afeta até 12% dos pacientes com AVC em geral e até 18% dos pacientes com déficits sensoriais. Essa síndrome dolorosa costuma ser incapacitante e refratária ao tratamento. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética do cérebro são métodos amplamente utilizados na avaliação da DNPAVC.

Objetivo

Este estudo tem como objetivo revisar o papel dos métodos de neuroimagem na DNPAVC.

Métodos

Realizamos uma revisão da literatura sobre os principais aspectos clínicos da DNPAVC e a contribuição dos métodos de neuroimagem para estudar a fisiopatologia da DNPAVC, locais cerebrais comumente lesados na DNPAVC e possíveis diagnósticos diferenciais. Por fim, mencionamos brevemente como a neuroimagem pode contribuir no tratamento não farmacológico da DNPAVC. Além disso, utilizamos uma série de imagens de ressonância magnética da nossa instituição para ilustrar esta revisão.

Resultados

Os exames de imagem têm sido usados para explicar a patogênese da DNPAVC com base no dano da via espinotalâmica e na disfunção do conectoma. Os locais de imagem associados à DNPAVC incluem o tronco cerebral (principalmente o bulbo dorsolateral), o tálamo (especialmente os núcleos ventral posterolateral/ventral posteromedial), áreas corticais como a ínsula posterior e o opérculo parietal e, mais recentemente, a substância branca tálamo-cortical no membro posterior da cápsula interna. Os exames de imagem também trazem a perspectiva de auxiliar na busca de novos alvos para tratamentos não farmacológicos para DNPAVC. Outras causas de dor neuropática identificadas por exames de imagem incluem siringomielia, esclerose múltipla e hérnia de disco intervertebral.

Conclusão

Os exames de imagem são uma ferramenta valiosa na avaliação complementar de pacientes com DNPAVC em cenários clínicos e de pesquisa.

Palavras-chave
Neuralgia; Dor Crônica; Acidente Vascular Cerebral; Neuroimagem; Imageamento por Ressonância Magnética

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org