Acessibilidade / Reportar erro

Exame neurológico evolutivo e dificuldade no aprendizado

Neurologic evolutive examination and apprenticeship difficulties

Resumos

São estudados, de forma comparativa, dois grupos de 50 crianças cada um, com bom e com mau rendimento escolar. As 100 crianças, entre 7 e 10 anos de idade, que em 1973 cursaram a 1ª série do 1ª Ciclo, foram submetidas a exame neurológico evolutivo, testes de Bender e WISC. O tratamento estatístico dos achados permite concluir pela importância da avaliação e do atendimento neurológico e neuropsicológico nas dificuldades para o aprendizado.


A comparative study betwen two groups of fifty children, whose ages ranged from 7 to 10 years old and presented, respectively, good and poor development in class in 1973, is reported. The scholars were evaluated by the evolutive neurological examination, WISC and Bender Test. By statistical analysis it is emphasized the importance of the neurological and neuropsychological evaluation and management of scholar difficulties.


Exame neurológico evolutivo e dificuldade no aprendizado

Neurologic evolutive examination and apprenticeship difficulties

Newra Tellechea Rotta

Prof. Auxiliar de Neurologia na Faculdade de Medicina de Porto Alegre e na Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre; responsável pelo setor de neuropediatria do Instituto de Neurologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e pelo Setor de Neurologia da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul

RESUMO

São estudados, de forma comparativa, dois grupos de 50 crianças cada um, com bom e com mau rendimento escolar. As 100 crianças, entre 7 e 10 anos de idade, que em 1973 cursaram a 1ª série do 1ª Ciclo, foram submetidas a exame neurológico evolutivo, testes de Bender e WISC. O tratamento estatístico dos achados permite concluir pela importância da avaliação e do atendimento neurológico e neuropsicológico nas dificuldades para o aprendizado.

SUMMARY

A comparative study betwen two groups of fifty children, whose ages ranged from 7 to 10 years old and presented, respectively, good and poor development in class in 1973, is reported. The scholars were evaluated by the evolutive neurological examination, WISC and Bender Test. By statistical analysis it is emphasized the importance of the neurological and neuropsychological evaluation and management of scholar difficulties.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Rua Mostardeiro 291, conj. 405 — 90000 Porto Alegre, RS — Brasil

Relatório apresentado no VI Congresso Brasileiro de Neurologia, junho de 1974.

Trabalharam nasta pesquisa duas psicólogas e todas as crianças foram submetidas às baterias de testes de Bender e WISC, com o que se quis fazer o estudo comparativo dos achados neurológicos e psicológicos e valorizar o trabalho em equipe.

  • 1. AJURIAGUERRA, J. de Vue d'ensemble sur les troubles d'evolution de la motricité, du language et du caractère, a disfonctionemment conjoint. Sauv. de l'Enfance (Paris) 28:3, 1949.
  • 2. BELMONT, L. & BIRCH, H. J. Lateral dominance and right-left awareness in normal children. Child Development 34:257, 1963.
  • 3. BENDER, L. Test Guestaltico Visomotor. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1964.
  • 4. CLEMENTS, S. D. & PETERS, J. E. Minimal brain disfunctions in the school age child. Arch. Gen. Psychiat. 6:185, 1962.
  • 5. DIAMENT, A. J. Contribuição para a sistematização do exame neurológico de crianças normais no primeiro ano de vida. Tese, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 1969.
  • 6. GESELL, A. & AMATRUDA, C. Diagnostico del Desarrollo Normal y Anormal del Niño. Versão castelhana. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1946.
  • 7. KNOBLOCH, H. & PASAMANICK, B. The developmental behavioural approach to the neurologic examination in infance. Child. Develop. 33:181, 1962.
  • 8. LEFÈVRE, A. B. Contribuição para a padronização do exame neurológico do recém-nascido normal. Tese, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 1972.
  • 9. LEFÈVRE, A. B. Exame Neurológico Evolutivo. Ed. Sarvier, São Paulo, 1972.
  • 10. MORAES ALMEIDA, R. Lateralidade, maturidade para leitura e escrita e rendimento escolar de canhotos e destros. Tese de doutoramento, Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, 1965.
  • 11. POPPOVIC, A. M. Alfabetização e Disfunções Psico-Neurológicas. Editora Vetor, São Paulo, 1968.
  • 12. ROTTA, N. T. Desenvolvimento psicomotor. Pesquisa Médica 9:617, 1973.
  • 13. TOWEN, B. C. L. & PRECHTL, H. F. R. The neurological examination of the child with minor nervous dysfunction. Spastics Inter. Med. Publ., London, 1970.
  • 14. WECHSLER, D. Weschsler Inteligence Scale for Children. The Psycol. Corp., New York, 1949.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 1975
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org