Acessibilidade / Reportar erro

Alterações de linguagem na fase moderada da demência na doença de Alzheimer

RESUMO

Introdução:

Durante o estágio moderado da demência na doença de Alzheimer (DA), o distúrbio de linguagem se intensifica, afetando a comunicação. A identificação minuciosa das habilidades linguísticas mais comprometidas nessa fase da doença pode auxiliar no uso de estratégias facilitadoras para a comunicação. Este estudo visou identificar as alterações de linguagem em pacientes com DA na fase moderada.

Métodos:

20 pacientes com o diagnóstico de DA provável com base nos critérios do NINCDS-ARDRA, MMSE entre 13 e 23 pontos, CDR=2 e em tratamento medicamentoso para DA foram submetidos à avaliação da global da linguagem por meio do teste de Boston para diagnóstico de Afasia. Os resultados obtidos foram comparados aos da população normal.

Resultados:

Os pacientes apresentaram escores normais nas tarefas de compreensão oral e escrita de palavras, repetição, mecânica da escrita, ditado do primeiro nível e soletração para o ditado, mas também apresentaram comprometimento em todos os níveis do processamento linguístico, tanto na compreensão quanto nas emissões oral e escrita. Em geral, como esperado, as tarefas envolvendo o acesso lexical foram mais afetadas, porém os pacientes obtiveram desempenho adequado para a nomeação responsiva em que a pista semântica é o eliciador para a resposta. Além disso, os pacientes tiveram melhor desempenho em tarefas de compreensão escrita do que oral.

Conclusão:

A gravidade da alteração linguística não foi homogênea com algumas habilidades linguísticas mais alteradas do que outras. As habilidades identificadas como preservadas podem contribuir para o uso de estratégias facilitadoras da comunicação nessa fase da DA.

Palavras-chave:
Demência; Doença de Alzheimer; Linguagem

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org