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Contextos ambientais e nível socioeconômico das famílias influenciam a mobilidade e a utilização de dispositivos de suporte por crianças com paralisia cerebral

A mobilidade funcional de crianças com paralisia cerebral (PC) é influenciada por fatores pessoais e ambientais, que servem como barreiras e/ou facilitadores e têm impacto nas estratégias e nos desfechos funcionais dessas crianças. OBJETIVOS: Descrever os métodos usuais de mobilidade usados por crianças com PC em ambiente domiciliar, escolar e comunitário, e compará-los entre famílias de diferentes níveis socioeconômicos (NSE). MÉTODOS: Foi usada a Escala de Mobilidade Funcional para avaliar a mobilidade de 113 crianças com PC de NSE alto e baixo, em casa, escola e comunidade. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças nos métodos de mobilidade nos participantes classificados nos níveis II, III e IV do Gross Motor Function Classification System entre casa e comunidade; nos níveis III e IV, adicionalmente, foram encontradas diferenças entre casa e escola. Participantes de NSE alto relataram uso frequente da cadeira de rodas no ambiente domiciliar, enquanto os de NSE baixo usavam o engatinhar. CONCLUSÕES: Contexto ambiental e NSE das famílias podem influenciar a mobilidade e a utilização de dispositivos de suporte por crianças com PC.

paralisia cerebral; ambiente; equipamentos de autoajuda; limitação da mobilidade; fatores socioeconômicos


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