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Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): o impacto do metilfenidato na memória operacional, capacidade inibitória e flexibilidade mental

RESUMO

Objetivo

Comparar crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) com controles, utilizando testes de memória de trabalho, capacidade inibitória e flexibilidade mental, em meninos de 9 a 12 anos.

Métodos

Testes neuropsicológicos administrados: teste de ordem inversa dos dígitos, teste aritmético (WISC-III), Teste Stroop e Teste de Trilhas. Grupo experimental meninos (n=23), com TDAH combinado, virgens de tratamento, inteligência normal sem comorbidades. Grupo controle (n = 30) com as mesmas características do grupo experimental em termos de idade e sexo. Após três meses com metilfenidato, os grupos TDAH e controle foram novamente testadas.

Resultados

Antes do tratamento, as crianças com TDAH apresentaram menor pontuação do que o grupo controle nos testes analisados (p≤ 0.001) e o grupo com TDAH apresentou menos erros nos testes após metilfenidato (p ≤ 0.001).

Conclusão

O tratamento com metilfenidato melhora a memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade mental de meninos com TDAH.

transtorno de déficit de atenção com hiperatividade; memória de curto prazo; metilfenidato

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