Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da ataxia da extremidade superior por processamento de imagem em indivíduos com esclerose múltipla

RESUMO

Antecedentes:

Destreza prejudicada é uma deficiência frequentemente relatada em pessoas com esclerose múltipla (EM) atáxica.

Objetivo:

Nosso objetivo é quantificar e padronizar a avaliação do distúrbio de coordenação da extremidade superior em pacientes com EM usando o Tablet Ataxia Assessment Program (TAAP).

Métodos:

Os movimentos dos eixos X e Y de 50 EM e 30 indivíduos saudáveis que foram avaliados com a International Cooperative Ataxia Rating Scale (ICARS) também foram avaliados com TAAP. Os tempos funcionais das mãos direita e esquerda dos participantes foram registrados usando o teste de nove pinos (NHPT). A coordenação da extremidade superior de indivíduos com EM foi avaliada com a seção de funções cinéticas da extremidade superior do ICARS.

Resultados:

Os desvios para os movimentos dos eixos X e Y do grupo MS foram maiores do que os do grupo controle (p <0,05). Correlações significativas foram mostradas entre os escores do TAAP e os escores do NHPT e do ICARS. A correlação mais forte foi encontrada entre NHPT e ICARS na mão dominante (rnhpt=0,356, pnhpt=0,001, ricars=0,439 e picars=0,000). Na correlação do eixo Y com ICARS, observou-se que os desvios no eixo Y foram maiores na mão não dominante do que no eixo X (ryright=0,402, pyright=0,004, ryleft=0,691 e pyleft=0,000).

Conclusão:

A medição com TAAP é mais sensível do que outros métodos clássicos e atuais de avaliação de ataxia. Acreditamos que o TAAP seja uma ferramenta objetiva que permitirá aos profissionais de neurorreabilitação e médicos avaliar a coordenação dos membros superiores.

Palavras-chave:
Esclerose Múltipla; Ataxia; Extremidade Superior; Diagnóstico

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org