Acessibilidade / Reportar erro

Capsaicina lipossomal tópica na neuralgia pós-herpética: um estudo piloto de segurança

Os tratamentos tópicos ganharam popularidade para uso geral como um adjuvante de medicamentos sistêmicos na dor neuropática, mas seu uso produz resultados clínicos variáveis e eventos adversos locais.

Objetivo

Avaliar o efeito de segurança e analgesia de uma formulação de capsaicina lipossomal (LC) (0,025%) em pacientes com neuralgia pós-herpética.

Método

Os pacientes que permaneceram sintomáticos após tratamento de primeira e de segunda linha foram randomizados para receber LC durante seis semanas em um estudo cruzado controlado por placebo. A avaliação clínica foi realizada no início do estudo, na segunda, quarta e sexta semana de tratamento.

Resultados

Treze pacientes completaram dois períodos de tratamento. Escala Visual Analógica diminuiu significativamente após o final do estudo (p = 0,008), no entanto, o efeito do tratamento não era significativo (p = 0,076). Não houve diferença na impressão global de mudança e de outras características da dor. LC foi segura e bem tolerada. No entanto, para a concentração utilizada, os seus efeitos analgésicos foram marginais e não significativos.

capsaicina; dor; neuralgia, analgesia; efeitos adversos


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org