Acessibilidade / Reportar erro

Resultados iniciais e segurança da talamotomia por ultrassons focalizados guiados por RM (MrgFUS) no tremor essencial da primeira Unidade Médica de FUS em Portugal

Resumo

Antecedentes

A talomotomia por ultrassons focados - guiada por imagem de ressonância magnética (MRgFUS) surgiu recentemente como um tratamento inovador para pacientes com tremor essencial (TE) refratário ao tratamento médico.

Objetivo

Este estudo observacional retrospectivo tem como objetivo apresentar os resultados dos primeiros cinco pacientes com TE refratário à medicação submetidos ao tratamento com MRgFUS numa unidade médica pioneira em Portugal.

Métodos

Realizamos uma revisão retrospectiva dos dados clínicos dos cinco primeiros pacientes submetidos a talamotomia MRgFUS unilateral do núcleo ventral intermédio (Vim) para tratamento do TE medicamente refratário em nossa unidade médica.

Resultados

A idade média dos pacientes era de 65,4 (26–84) anos, e 60% eram do sexo masculino. Todos os pacientes tinham história familiar de TE. A duração média da doença foi de 17,4 anos, e todos eram destros. De acordo com a preferência individual, em 4 pacientes, a talamotomia foi realizada no lado esquerdo, e em um, no lado direito. A talamotomia por MRgFUS levou a melhorias significativas tanto na pontuação da escala de classificação clínica para tremor (CRST), de 62%, e na pontuação composta da CRST para a mão tratada, de 73%. Todos os pacientes apresentaram melhorias na funcionalidade e na qualidade de vida, de 52%. Não foram observados efeitos adversos graves e os que ocorreram durante e após o procedimento foram ligeiros e transitórios.

Conclusão

Os resultados iniciais da primeira unidade médica MRgFUS de Portugal indicam melhorias na qualidade de vida dos pacientes, com efeitos adversos ligeiros e transitórios. Estes dados reforçam a evidência crescente sobre a eficácia e segurança da talamotomia por MRgFUS como opção viável para pacientes com TE resistente à medicação.

Palavras-chave
Tremor Essencial; Terapia por Ultrassom; Tálamo

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org