ANÁLISES DE LIVROS
José Antonio Livramento
NEUROINFECCIONES EN EL ADULTO Y EL NIÑO. RONALD SALAMANO (COORDINADOR GENERAL). ISBN 978-9974-648-45-6. UM VOLUME (19 × 27 CM) COM 275 PÁGINAS. MONTEVIDEO, URUGUAY, 2008; EDITORIAL ARENA. (E-mail: dpereira@editorialarena.com).
Ronald Salamano, coordenador geral deste compêndio é neurologista e responsável pela secção de Neuroinfectologia da Cátedra de Neurologia do Instituto de Neurologia da Faculdade de Medicina, Universidade da República, de Montevideo, Uruguai. Ele, e Cristina Scavone, Saul Wajskopf e Eduardo Savio editaram este livro em que reuniram a experiência de 45 especialistas não só do Uruguai, mas também de outros países da América Latina, México, Estados Unidos e França. A apresentação é feita pelo Prof. Michel Dumas de Limoges, França. O livro é composto por 10 secções com um total de 33 capítulos.
A primeira secção sobre generalidades abrange 2 capítulos: 1) Abordagem clínica de um paciente que apresenta neuroinfecção; 2) O exame do líquido cefalorraquidiano nas neuroinfecções.
A segunda secção sobre complicações neurológicas do paciente com SIDA tem 8 capítulos: 1) Deterioração cognitiva associada ao HIV; 2) Toxoplasmose encefálica; 3) Tumores intracranianos em pacientes com SIDA; 4) Criptococose meníngea; 5) Leucoencefalopatia multifocal progressiva; 6) Citomegalovírus e sistema nervoso; 7) Enfermidade de Chagas e SIDA; 8) Síndromes clíniconeurológicas da soro conversão. A terceira secção é dedicada ao estudo das neuroviroses agudas com 4 capítulos: 1) Encefalite herpética no adulto; 2) Encefalites por arbovírus; 3) Raiva; 4) Paraparesia espástica tropical.
A secção quatro aborda as neuroviroses crônicas com apenas 1 capítulo sobre panencefalite esclerosante subaguda.
A secção cinco também com 1 capítulo é sobre o estudo da encefalomielite aguda disseminada e suas variantes. A sexta secção apresenta 3 capítulos: 1) Abscessos cerebrais e empiemas intracranianos; 2) Abscessos e empiemas espinhais; 3) Ventriculites.
A sétima secção tem 5 capítulos: 1) Meningite aguda comunitária do adulto e meningoencefalite tuberculosa; 2) Neurolisteriose; 3) Complicações neurológicas da endorcardite infecciosa; 4) Botulismo; 5) Neurossífilis. A oitava secção sobre neuroparasitoses apresenta 4 capítulos: 1) Neurocisticercose; 2) Neurohidatidose; 3) Neuroesquistossomose; 4) Paludismo. A nona secção com 1 capítulo estuda as encefalopatias espongiformes transmissíveis e a doença de Creutzfeldt-Jakob. A décima e última secção é dedicada a infância e tem 6 capítulos: 1) Toxoplasmose congênita; 2) Meningite aguda; 3) Encefalites virais; 4) Encefalites em crianças com SIDA; 5) Paralisia flácida aguda; 6) Infecção pelo vírus HTLV-1.
No fim de cada capítulo referências bibliográficas recomendadas atuais são apresentadas.
É um livro que vem preencher uma lacuna no nosso meio e deve ser obrigatório para todos aqueles, não só residentes e neurologistas, mas também todos os estudiosos das Neurociências em geral.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
15 Out 2008 -
Data do Fascículo
2008