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Crescimento, comportamento e desempenho neuropsicológico: estudo de escolares brasileiros

OBJETIVO: Examinar a associação entre crescimento, comportamento na sala de aula, rendimento acadêmico e desempenho neuropsicológico em escolares. MÉTODO: A estatura de 344 escolares da rede pública de Niterói foi medida através de procedimentos padronizados. Os professores preencheram duas escalas de avaliação comportamental e uma escala de avaliação do rendimento acadêmico. O exame neuropsicológico incluiu o Inventário da Preferência Manual de Edimburgo, o Teste do Equilíbrio da Haste e a Prancha de Purdue. Escores padronizados da estatura para a idade (HAZ) foram calculados com base em referência internacional. Escores padronizados (z) dos fatores das duas escalas de avaliação comportamental e das variáveis neuropsicológicas foram computados para cada criança com base em normas derivadas localmente. RESULTADOS: Escores HAZ apresentaram correlação negativa com fatores relacionados à hiperatividade, problemas de conduta, impulsividade e inatenção das escalas de avaliação comportamental. Ademais, quanto mais baixo o escore HAZ, pior se mostrou o rendimento acadêmico. CONCLUSÃO: Os resultados acrescentam à evidência de associação entre crescimento, comportamento na sala de aula e rendimento acadêmico.

crescimento; estado nutricional; hiperatividade; inatenção; conduta; neurocomportamento


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