A epilepsia compromete o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais e representa um risco para comorbidade psiquiátrica.
Objetivo:
Comparar sintomas psicopatológicos em crianças com epilepsia e um grupo saudável, e correlacionar os resultados com variáveis neuropsicológicas e clínicas.
Método:
Quarenta e cinco crianças com epilepsia idiopática e sessenta e cinco controles saudáveis foram submetidos à avaliação neuropsicológica e seus cuidadores responderam a um questionário de psicopatologia (Child Behavior Checklist – CBCL).
Resultados:
Houve diferenças significativas no CBCL, com piores resultados principalmente para pacientes com epilepsia. Não houve associação significativa entre os resultados e duração da doença ou número de drogas antiepilépticas. Houve relação positiva entre quociente de inteligência e CBCL em itens como tempo cognitivo lento, comportamento agressivo, problemas de atenção e atividades e uma relação negativa entre o desempenho acadêmico e conduta e comportamento de quebras de regra.
Conclusão:
Crianças com epilepsia apresentaram piores resultados em psicopatologia, com certas variáveis psicopatológicas relacionadas ao perfil cognitivo, mas sem relação com variáveis clínicas.
epilepsia; crianças; adolescentes; neuropsicologia; psicopatologia; saúde mental