Acessibilidade / Reportar erro

Distúrbios do sono, período escolar e equilíbrio em crianças com 5 anos de idade

OBJETIVO: Verificar se distúrbios do sono e diferentes períodos escolares comprometem as habilidades motoras de crianças de 5 anos. MÉTODO: Realizou-se estudo transversal com 132 crianças com distúrbio do sono e 136 controles normais de escolas públicas da cidade de São Paulo. Foram utilizados questionários para distúrbios do sono e testes para coordenação motora global, motora fina, percepto-motora, equilíbrio estático e dinâmico. RESULTADOS: No teste de equilíbrio estático, mais especificamente na prova pé ante pé, 34% dos meninos do grupo estudo, que estudavam no período da manhã, falharam no teste (p < 0,05). Na prova de apoio monopodal, 62% dos meninos do grupo estudo, que estudavam no período da manhã, falharam no teste (p < 0,05). CONCLUSÃO: Este estudo sugere que os distúrbios do sono podem interagir com o período escolar e alterar a performance motora, principalmente de meninos que estudam no período da manhã.

distúrbios do sono; crianças pré-escolares; performance motora; equilíbrio; cronobiologia


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org