Acessibilidade / Reportar erro

IScore, uma ferramenta prognóstica útil para pacientes com AVC isquêmico submetidos a trombólise: estudo de validação

Resumo

Antecedentes

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. Até 30% dos indivíduos evoluem a óbito nos primeiros 30 dias. Dos sobreviventes, mais da metade ficam com alguma sequela. Certas variáveis identificadas já na admissão podem sinalizar maior risco de desfecho desfavorável. Uma dessas ferramentas prognósticas é a Escala de Previsão de Riscos de AVC Isquêmico (Ischemic Stroke Predictive Risk Score, IScore, em inglês).

Objetivo

Analisar e validar a aplicação do IScore em pacientes com AVC isquêmico submetidos a trombólise endovenosa e comparar os resultados obtidos com a aplicação da escala aos verdadeiros desfechos de morte e incapacidade funcional.

Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo, cujos dados foram obtidos do banco de dados da Unidade de AVC do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. A IScore foi aplicada conforme os dados de admissão de 239 pacientes. Os pacientes foram acompanhados ambulatorialmente, e os resultados da escala foram comparados aos desfechos reais de mortalidade e incapacidade. Os resultados foram demonstrados por meio da curva característica de operação do receptor (receiver operating characteristic, ROC, em inglês) para determinar sensibilidade e especificidade da escala.

Resultados

Em pacientes com AVC submetidos a trombólise, a IScore demonstrou moderada sensibilidade e alta especificidade para predizer desfechos tanto de óbito quanto de incapacidade, nos intervalos de 30 dias e 1 ano após o evento.

Conclusões

A IScore pode ser aplicada em pacientes com AVC isquêmico, na população específica submetida a trombólise; portanto, pode ser usada como uma ferramenta prognóstica útil, que pode guiar decisões terapêuticas. Entender o prognóstico de paciente na fase aguda pode auxiliar os clínicos a fazer as melhores decisões terapêuticas e possibilitar melhores cuidados ao fim da vida.

Palavras-chave:
Transtornos Cerebrovasculares; AVC Isquêmico; Terapia Trombolítica; Estudo de Validação; Prognóstico

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org