Acessibilidade / Reportar erro

Responsividade eletrofisiológica e desfechos clínicos da injeção local de corticosteroide no tratamento da síndrome do túnel do carpo

RESUMO

A síndrome do túnel do carpo (STC) é a mononeuropatia mais comum causada pelo aprisionamento do nervo mediano no punho. Opções comuns de tratamento para STC incluem analgésicos orais, splinting, terapia de mão, injeções locais com esteroides ou cirurgia.

Objetivo:

O objetivo do presente estudo foi avaliar os resultados clínicos e eletrofisiológicos de curto prazo da injeção de corticosteroide local (ICL) em pacientes com STC sintomática.

Métodos:

Os parâmetros eletrofisiológicos foram avaliados antes e três meses após a ICL. Além disso, a Escala Numérica de Avaliação (NRS), a Escala de Gravidade de Sintomas de Boston (BSS) e a Escala de Status Funcional (FSS) foram administradas antes e após a injeção. Uma mistura de 1 ml (40 mg) de metilprednisolona e 1 ml de bupivacaína a 0,5% foi injetada cegamente no lado do antebraço entre os tendões do músculo flexor radial do carpo e o músculo palmar longo.

Resultados:

Um total de 25 pacientes (45 mãos) foi incluído no estudo. Vinte mulheres e cinco homens com idade média de 49,28 ± 11,37 anos foram incluídos. Foi observada diferença estatisticamente significante para melhora das velocidades de condução sensitiva, latência de pico sensorial, latência motora distal (p = 0,001) após a ICL. Uma diferença significativa foi registrada entre pré e pós-injeção para os escores NRS, BSS e FSS (p = 0,000).

Conclusão:

A ICL para STC fornece uma melhoria a curto prazo em resultados neurofisiológicos e clínicos, tais como intensidade da dor, gravidade dos sintomas e capacidade funcional.

Palavras-chave:
Síndrome do tunel carpal; neuropatia mediana; esteroides; injeções

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org