Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de enfrentamento e perfis de humor em pacientes com esclerose múltipla

Objetivo:

Investigar as estratégias de enfrentamento, as características de humor e a associação entre estes aspectos em pacientes com diagnóstico de esclerose múltipla em comparação a indivíduos saudáveis.

Método:

Foram incluídos no estudo 50 pacientes com diagnóstico de esclerose múltipla de acordo com os critérios de McDonald e 31 pessoas saudáveis. Além da caracterização sócio-econômica, foram aplicados a todos os pacientes testes para avaliar o Expanded Disability Status Scale (EDSS), o Coping Orientation for Problem Experiences Scale (COPE) e o Profile of Mood States (POMS).

Resultados:

Escores referentes a estratégias de enfrentamento não funcionais foram significativamente maiores na forma secundariamente progressiva (p≤0.05). Escores relativos a depressão-abatimento, fadiga-inércia e escores totais POMS foram significativamente maiores na forma secundariamente progressiva (p≤0.05).

Conclusão:

Os resultados deste estudo mostram a importância de programas de reabilitação que encorajem os pacientes com esclerose múltipla a praticar exercícios com maiores níveis de vigor e atividade.

esclerose múltipla; depressão; incapacidade; humor; estratégias de enfrentamento


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org