Acessibilidade / Reportar erro

Narcolepsia: o impacto da idade, deficiência de hipocretina e anos de estudo na função olfatória e na obesidade central

RESUMO

Antecedentes:

A narcolepsia é resultante da perda de células produtoras de hipocretina ou da disfunção do sistema hipocretinérgico. Além dos distúrbios do sono característicos da doença, os pacientes afetados podem apresentar também aumento de peso, alterações olfatórias e pior qualidade de vida.

Métodos:

O objetivo do estudo é investigar a relação entre a narcolepsia e o ganho de peso, anos de estudo, parâmetros do sono e a disfunção olfatória em pacientes com narcolepsia tipo 1 e narcolepsia tipo 2. Foram realizadas avaliações antropométricas, do olfato, sociais, educacionais e da sonolência excessiva diurna nos 77 indivíduos participantes da pesquisa.

Resultados:

Foram observados, nos pacientes com narcolepsia tipo 1, maior ganho de peso e maior frequência de obesidade central. Pacientes com ensino superior apresentaram escores mais baixos de sonolência excessiva diurna, escores mais altos no teste de função olfatória e menores taxas de obesidade central.

Discussão:

Pacientes com narcolepsia tipo 1 apresentaram maior ganho de peso e obesidade central quando comparados aos com narcolepsia tipo 2. Os pacientes com maior escolaridade apresentaram menores escores de sonolência diurna, de obesidade central e melhores escores no teste da função olfatória.

Conclusão:

Nos indivíduos com narcolepsia tipo 1 e tipo 2, os dados indicaram que o envelhecimento e a deficiência de hipocretina estão associados à obesidade central, enquanto anos de estudo é a variável que mais influencia na função olfatória.

Palavras-chave:
Distúrbios do Sono por Sonolência Excessiva; Hiposmia; Obesidade Central; Educação; Orexina

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org