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Arquivos de Neuro-Psiquiatria, Volume: 82, Número: 7, Publicado: 2024
  • A idade, mas não a educação, afeta a tomada de decisão social no paradigma do jogo do ultimato Original Article

    Cassimiro, Luciana; Cecchini, Mario Amore; Cipolli, Gabriela Cabett; Yassuda, Mônica Sanches

    Resumo em Português:

    Resumo Antecedentes A tomada de decisão social (TDS) é frequentemente estudada por meio de paradigmas de jogo, em que os participantes alocam recursos entre si e outros com base em regras predefinidas. Em uma versão adaptada do jogo do ultimato (JU), o comportamento de TDS foi modulado em resposta ao grau de justiça das ofertas monetárias e ao contexto social dos oponentes, projetado para produzir comportamentos pró-sociais ou punitivos. Objetivo Investigar se a TDS avaliada pelo JU é afetada pela idade e escolaridade, pois é relevante saber se variáveis sociodemográficas podem influenciar os resultados do JU. Métodos Participaram 131 adultos saudáveis, sendo 35 jovens universitários e 96 participantes do programa USP 60+ (antigo Universidade Aberta à Terceira Idade). A amostra foi dividida em 3 faixas etárias (17–22, 60–69 e 70–79 anos) e 3 faixas de escolaridade (4–8, 9–11 e ≥ 12 anos). Resultados Idade e escolaridade não afetaram o desempenho em ofertas monetárias justas. Diferenças foram observadas nas condições injustas. O grupo mais velho (70–79 anos) aceitou menos as ofertas injustas de referência (sem contexto social), quando comparado com o grupo de 17–22 e o de 60–69 anos (17–22 = 60–69 > 70–79). Em relação às condições pró-sociais injustas e punitivas injustas, os idosos aceitaram com maior frequência tais ofertas (17–22 < 60–69 = 70–79). Efeitos da escolaridade não foram observados. Conclusão No contexto da TDS, os idosos podem apresentar comportamentos pró-sociais com mais frequência do que os adultos mais jovens. Os resultados sugerem que o desempenho no JU é afetado pela idade, mas não pela escolaridade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Background Social decision-making (SDM) is often studied through gaming paradigms, in which participants allocate resources among themselves and others based on predefined rules. In an adapted version of the ultimatum game (UG), SDM behavior was modulated in response to the degree of fairness of monetary offers and the social context of opponents, designed to generate either prosocial or punishing behaviors. Objective To investigate whether SDM evaluated by the UG is affected by age and schooling, as it is relevant to know whether sociodemographic variables may bias UG results. Methods A total of 131 healthy adults participated: 35 young university students and 96 participants in Universidade de São Paulo's USP 60+ program (formerly known as Universidade Aberta à Terceira Idade, a program for people aged ≥ 60 years to attend university). The sample was divided into 3 age groups (17–22, 60–69, and 70–79 years) and 3 schooling groups (4–8, 9–11, and ≥ 12 years of schooling). Results Age and schooling did not affect performance in fair monetary offers. Differences were observed in the unfair conditions. The oldest group (70–79 years) accepted less frequently the baseline unfair offers (without social context), when compared with the 17–22 and the 60–69 years groups (17–22 = 60–69 > 70–79). Regarding the prosocial unfair and punishing unfair conditions, older adults accepted such offers more frequently (17–22 < 60–69 = 70–79). Schooling effects were not observed. Conclusion In the context of SDM, older adults may show prosocial behaviors more frequently than younger adults. The findings suggest performance in the UG is affected by age, but not by schooling.
  • Perfil neuropsicológico no complexo da esclerose tuberosa: estudo de variáveis clínicas e cognitivas em uma coorte do Brasil Original Article

    Cardozo, Laís Faria Masulk; Schwind, Mariana Richartz; Pereira, Ana Paula Almeida de; Dufner-Almeida, Luiz Gustavo; Haddad, Luciana Amaral; Bruck, Isac; Antoniuk, Sérgio Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo Antecedentes O complexo da esclerose tuberosa (CET) é uma doença genética autossômica dominante com ampla expressividade clínica, cognitiva e comportamental. Objetivo Avaliar o perfil neuropsicológico de indivíduos com diagnóstico clínico de CET e os fatores que poderiam impactar significativamente o seu desenvolvimento cognitivo. Métodos Ao todo, 62 indivíduos com idades entre 3 e 38 anos foram acompanhados em um hospital terciário do Sul do Brasil e avaliados por meio de uma bateria padrão e das Escalas de Comportamento Adaptativo Vineland, quando observada deficiência intelectual. Resultados Encontrou-se histórico de epilepsia em 56 participantes (90,3%) e de deficiência intelectual em 31 (50%). Quanto à outra metade dos indivíduos com CET sem deficiência intelectual, 8 (12,9%) apresentaram classificação limítrofe, 20 (32,2%) apresentaram pontuações médias e 3 (4,8%) estavam acima da média. No total, 17 participantes (27,4%) preenchiam os critérios diagnósticos para o transtorno do espectro autista. Os resultados da análise de regressão linear múltipla sugeriram que as crises epilépticas, a idade ao diagnóstico, a percepção visual e a atenção geral impactam significativamente os índices de desempenho cognitivo. Conclusão Este estudo sugere que a ocorrência de crises epilépticas e a maior idade ao diagnóstico contribuem para um maior comprometimento nos domínios do desenvolvimento cognitivo, e destaca-se a importância do diagnóstico precoce e da prevenção das crises epilépticas ou do seu rápido controle. O desenvolvimento de habilidades de atenção, percepção visual e funções executivas deve ser acompanhado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Background Tuberous sclerosis complex (TSC) is an autosomal dominant genetic disorder with a wide clinical, cognitive, and behavioral expressivity. Objective To assess the neuropsychological profile of individuals clinically diagnosed with TSC and the factors that could significantly impact their cognitive development. Methods A total of 62 individuals with ages ranging from 3 to 38 years were followed up in a tertiary attention hospital in Southern Brazil, and they were assessed using a standard battery and the Vineland Adaptive Behavior Scales, when intellectual disability was observed. Results History of epilepsy was found in 56 participants (90.3%), and 31 (50%) presented an intellectual disability. Among the other half of TSC individuals without intellectual disability, 8 (12.9%) presented borderline classification, 20 (32.2%) presented average scores, and 3 (4.8%) were above average. In total, 17 participants (27.4%) fulfilled the diagnostic criteria for autism spectrum disorder. The results of the multiple linear regression analysis suggested that seizures, age at diagnosis, visual perception, and general attention significantly impact cognitive performance indexes. Conclusion The present study suggests that the occurrence of epileptic seizures and older age at diagnosis contribute to higher impairment in the domains of cognitive development, underlining the importance of early diagnosis and the prevention of epileptic seizures or their rapid control. The development of attentional skills, visual perception, and executive functions must be followed up.
  • François Rabelais e seus gigantes distônicos Historical Notes

    Coutinho, Léo; Camargo, Carlos Henrique Ferreira; Teive, Hélio Afonso Ghizoni

    Resumo em Português:

    Resumo Uma designação inicial usada para distonia cervical era torcicolo espasmódico. A origem desse termo é atribuída ao médico e escritor francês François Rabelais em meados do século XVI. Essa descrição inicial do torcicolo no livro Pantagruel foi uma inspiração para a compreensão da distonia cervical. A arte exibida na literatura de Rabelais - imortalizada pelos desenhos de Gustave Doré - influenciou a poesia, a arte e a fotografia, e levou à adoção do termo torcicolo nas ciências neurológicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Spasmodic torticollis was an early designation used for cervical dystonia. The origin of this name is attributed to French physician and writer François Rabelais in the mid-sixteenth century. This early description of torticollis in the book Pantagruel was an inspiration for the understanding of cervical dystonia. The art expressed in Rabelais’ literature - which was immortalized by the drawings of Gustave Doré - influenced poetry, art, and photography, and led to the adoption of the term torticollis in the neurological sciences.
  • Vasculite primária tumefativa do sistema nervoso central mimetizando uma metástase cerebral em um paciente com câncer renal Images In Neurology

    Freitas, Leonardo Furtado; Abath Neto, Osorio Lopes; Maley, Joan E.; Shekhrajka, Nitesh; Policeni, Bruno A.
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