Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DA OSSEOINTEGRAÇÃO DE HASTES NÃO CIMENTADAS TARGOS®. UM SEGUIMENTO DE 5 ANOS

RESUMO

Introdução

A artroplastia total do quadril é um tratamento amplamente difundido, sendo considerado padrão ouro nos casos de osteoartrose do quadril, com altos índices de sucesso na melhora da dor e função, quando bem realizada. Este estudo avalia a presença de osseointegração de hastes com colar não cimentadas Targos® em artroplastias após cinco anos de seguimento.

Métodos

Estudo observacional com 182 artroplastias totais de quadril realizadas em 2014 com com hastes femorais com colar não cimentadas Targos® (Lepine). A qualidade óssea foi avaliada de acordo com a escala de Dorr e a osseointegração de acordo com o escore de Engh.

Resultados

A média geral de idade foi de 56,5 anos, sendo 104 homens (57,1%) e 103 mulheres (56,6%). A taxa de osseointegração das hastes (Engh total>0) foi de 100%. Não houve diferença estatística nos grupos quanto à idade (p=0,262), sexo (p=0,463), diagnóstico primário (p=0,585), lado acometido (p=0,459) e grau de Dorr (p=0,857).

Conclusão

As hastes femorais com colar não cimentadas Targos® apresentaram excelente osseointegração em todos os pacientes avaliados, independentemente da idade, sexo e qualidade óssea pré-operatória. Além disso, a presença de “spot welds” observados nas radiografias pré-operatórias tem a melhor associação com a osseointegração do implante. Nível de evidência IV, case series.

Descritores
Artroplastia de Quadril; Osseointegração; Fêmur; Osteoartrite do Quadril

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br