Acessibilidade / Reportar erro

S. AUREUS ESTÁ ASSOCIADA COM MAIOR NECESSIDADE DE REABORDAGEM NA ARTRITE SÉPTICA DO JOELHO

RESUMO

Objetivo:

Determinar a frequência de reabordagens cirúrgicas no tratamento de pacientes adultos com diagnóstico de artrite séptica do joelho, a média de desbridamentos necessários para o controle da infecção e a taxa de mortalidade, assim como avaliar os fatores associados à maior necessidade de reabordagem e mortalidade.

Métodos:

Estudo retrospectivo tipo coorte que avaliou 38 pacientes adultos com diagnóstico de artrite séptica submetidos à artrotomia por via parapatelar medial para limpeza e desbridamento da articulação. Foram analisadas variáveis demográficas, clínicas, cirúrgicas e microbiológicas dos casos, por revisão de prontuário médico, e realizados testes de igualdade de duas proporções, qui-quadrado e análise multivariada de regressão logística, sendo definido um nível de significância de 0,05, com 95% de confiança estatística.

Resultados:

50% dos casos foram submetidos à reabordagem cirúrgica, sendo a média de desbridamentos necessários de 2,02 e a taxa de mortalidade de 10,5%. Pacientes com infecção causada por Staphylococcus aureus apresentaram mais chances de necessitar de reabordagem quando comparados aos pacientes com culturas positivas para outros agentes (OR 6,0).

Conclusão:

Em 50% dos casos foram necessários, em média, 2,02 desbridamentos e a taxa de mortalidade foi de 10,5%. A infecção por Staphylococcus aureus está associada com seis vezes mais chances de cirurgias adicionais. Nível de Evidência IV, Série de Casos.

Descritores:
Artrite Infecciosa; Joelho; Staphylococcus aureus; Infecções

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br