Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO PROSPECTIVA DA INFILTRAÇÃO PERIARTICULAR DE ÁCIDO HIALURÔNICO PARA O TRATAMENTO DA EPICONDILITE LATERAL

RESUMO

Objetivo:

Acompanhar de maneira prospectiva, clínica e funcionalmente, os pacientes previamente diagnosticados com epicondilite lateral após a aplicação periarticular de ácido hialurônico e analisar os resultados.

Métodos:

Todos pacientes foram tratados previamente de maneira conservadora e não obtiveram melhora clínica. Foram coletados idade, positividade nos testes específicos (Cozen e Mill), escala visual analógica da dor (EVA) antes e durante a dorsoflexão contrarresistência do punho, tempo de diagnóstico, Mayo Elbow Performance Score. Os pacientes foram reavaliados após 30 e 90 dias das aplicações.

Resultados:

Os índices de positividade para os testes de Cozen e Milll foram idênticos, começaram em 100%, caíram para 50% após 1 mês, e terminaram em 41,7% em 3 meses. A média inicial do Mayo Elbow Score foi 61,3 pontos; 85,8 no primeiro mês e manteve-se em 85 no terceiro mês. A EVA em situações de força ativa teve a média inicial de 8,1; após 1 mês caiu para 3,8, e 3,6 em 3 meses. Em repouso, a média inicial foi 5,9; após 1 mês diminui para 3, e terminou com 2,1 em 3 meses.

Conclusão:

Os pacientes apresentaram melhora nos parâmetros de dor, no padrão Mayo Elbow Performance Score, mas com 25% de falha na satisfação. Nível de evidência IV, Série de casos .

Descritores:
Ácido Hialurônico; Epicondilite Lateral; Mayo Elbow Performance Score

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br