RESUMO
Objetivo Analisar os efeitos dos treinamentos aeróbios e anaeróbios em diferentes ergômetros na hipertrofia muscular e cardíaca de ratos.
Métodos Os animais foram separados nos grupos controle (C), treinamento aeróbio em natação (ATW), treinamento resistido em meio aquático (RTW), treinamento aeróbio em esteira rolante (ATT) e treinamento resistido em escalada (RTC). Os protocolos de treinamento foram realizados por 4 semanas, 3 x/semana. Foram mensurados a área de secção transversa (CSA) das células do músculo gastrocnêmio e as áreas dos cardiomiócitos.
Resultados Nas fibras de contração rápida houve aumento da CSA dos grupos RTW e RTC em relação aos grupos ATW (p<0,01 e p<0,01) e ATT (p<0,01 e p<0,01). Nas fibras de contração lenta os grupos ATW e ATT demonstraram menor CSA comparado aos grupos RTW (p=0,03 e p<0,00) e RTC (p<0,01 e p<0,01). Nos cardiomiócitos houve aumento da área dos grupos RTW e RTC em comparação com os grupos C (p<0,01 e p<0,01), ATW (p=0,02 e p<0,01) e ATT (p<0,01 e p<0,01).
Conclusão Os treinamentos anaeróbios promoveram hipertrofia nas fibras de contração rápida e nos cardiomiócitos. Nível de Evidência V; Estudo experimental em animais.
Descritores Treinamento de Resistência; Miócitos Cardíacos; Fibras Musculares Esqueléticas; Resistência Física