Acessibilidade / Reportar erro

RESULTADOS A LONGO PRAZO NO USO DE VÁRIOS TAMANHOS DE ALOENXERTO DE GRÃOS EM PAPROSKY TIPO 3

RESUMO

Introdução:

Defeitos ósseos acetabulares graves podem representar desafios na revisão da artroplastia total do quadril. O uso de aloenxertos estruturais e aloenxertos de grãos de vários tamanhos foram propostos como uma técnica cirúrgica alternativa para o tratamento de defeitos acetabulares Paprosky tipo 3. O objetivo deste estudo foi avaliar os resultados de longo prazo e as possíveis complicações associadas a essa abordagem.

Métodos:

Foi realizada uma revisão retrospectiva de 102 reconstruções de quadril em pacientes com grande perda óssea acetabular, incluindo 81 casos do tipo 3A e 21 casos do tipo 3B de acordo com a classificação de Paprosky. Os procedimentos cirúrgicos envolveram o uso de aloenxertos estruturais e aloenxertos de grãos de vários tamanhos, tanto no grupo do anel de reforço quanto no grupo das próteses sem cimento.

Resultados:

Em um acompanhamento médio de 82,75 meses, 76% dos quadris não apresentaram complicações, enquanto os demais apresentaram dor, alterações na posição da prótese, luxações pós-operatórias e infecções. A pontuação média pré-operatória do escore de quadril modificado de Harris melhorou em ambos os grupos no último acompanhamento.

Conclusão:

O uso de aloenxertos estruturais e aloenxertos de grãos de vários tamanhos para o tratamento de defeitos acetabulares do tipo 3 na substituição total do quadril de revisão mostrou resultados promissores em longo prazo e uma baixa taxa de complicações. Nível de Evidência IV; Série de Casos Retrospectivos.

Descritores:
Artroplastia de Quadril; Aloenxertos; Procedimentos Cirúrgicos Operatórios

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br