Acessibilidade / Reportar erro

USO DA INTERNET E REDES SOCIAIS NA ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA E PERSPECTIVA DA TELEMEDICINA PÓS-COVID

RESUMO

A internet vem alterando a relação médico-paciente na área ortopédica, principalmente nos últimos meses, em função da pandemia da COVID-19.

Objetivo:

Reunir informações sobre o uso de redes sociais na ortopedia e traumatologia, assim como opiniões de pacientes sobre telemedicina.

Métodos:

Estudo do tipo transversal. 237 pacientes egressos do ambulatório de ortopedia do Hospital Odilon Behrens, de uso exclusivo do SUS, responderam a um questionário contendo questões relacionadas ao uso da internet, das redes sociais e da telemedicina no contexto atual.

Resultados:

A maioria dos participantes nunca ou raramente buscam informações na internet antes ou depois da consulta; mas, quando o fazem, os resultados da pesquisa raramente são esclarecedores. Houve uma menor procura de informações entre os homens quando comparados às mulheres. Não houve diferenças significativas quanto à idade dos participantes que concordaram que grande parte das consultas serão realizadas pela internet no futuro.

Conclusão:

A busca por informações médicas nas redes sociais é uma realidade mundial, mas ainda gera divergências referentes à sua eficácia e abrangência. São necessários mais estudos em serviços ortopédicos distintos para maior análise sobre o uso das redes sociais nesse segmento. Nível de Evidência IV, Série de Casos.

Descritores:
Ortopedia; Internet; Telemedicina; Trauma; COVID-19; Saúde

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br