Acessibilidade / Reportar erro

IMPRESSÃO 3D PARA A CLASSIFICAÇÃO E PLANEJAMENTO DE FRATURAS TIBIAIS COMPLEXAS

RESUMO

Objetivo:

As fraturas do planalto tibial são fraturas intra-articulares comuns de classificação e tratamento desafiadores aos cirurgiões ortopédicos.

Objetivo:

Este estudo investiga o uso de impressão 3D para classificar e planejar a cirurgia de fraturas complexas do planalto tibial.

Métodos:

54 fraturas complexas do planalto tibial tratadas em nosso hospital de janeiro de 2017 a janeiro de 2019 foram revisadas. Os pacientes foram submetidos a tomografias computadorizadas em espiral pré-operatórias, com dados DICOM processados usando o software Mimics. A tecnologia de impressão 3D gerou modelos precisos em escala 1:1 das fraturas. Estes modelos ajudaram a subdividir as fraturas em sete tipos com base nos planos geométricos do planalto tibial. As abordagens cirúrgicas e as operações simuladas, incluindo a redução da fratura e a colocação de placa, foram planejadas utilizando estes modelos.

Resultados:

Os modelos 3D representaram com precisão a direção e a extensão da deslocação da fratura e do colapso do planalto. Os modelos facilitaram o planejamento pré-operatório, viabilizando estratégias de reconstrução precisas e a correspondência dos detalhes intraoperatórios com os modelos pré-impressos. Após a cirurgia, a estrutura anatômica do planalto tibial melhorou significativamente em todos os 54 casos.

Conclusão:

A impressão 3D ajuda na classificação e no planejamento pré-operatório de fraturas complexas do planalto tibial, melhorando os resultados cirúrgicos e a restauração anatômica. Nível de Evidência IV, Estudo Prospectivo.

Descritores:
Impressão 3D; Fratura do Planalto Tibial; Marcos anatômicos; Cuidados pré-operatórios

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br