Acessibilidade / Reportar erro

BLOQUEIO DO NERVO GENICULAR GUIADO POR ULTRASSOM PARA OSTEOARTROSE DO JOELHO: UMA SÉRIE DE CASOS

RESUMO

Objetivo:

Os bloqueios geniculares do joelho têm sido tema de discussão entre os diversos tipos de tratamento da gonartrose. Este estudo tem por objetivo avaliar a dor e a função dos pacientes com diagnóstico de osteoartrose do joelho, após realização do procedimento de bloqueio farmacológico dos nervos geniculares (BFNG) guiado por ultrassom.

Métodos:

O estudo incluiu 36 pacientes com diagnóstico de gonartrose, sendo 17 casos bilaterais, totalizando 53 joelhos submetidos ao BFNG, com a mistura de triancinolona, ropivacaína e lidocaína guiado por ultrassom. Avaliou-se dados epidemiológicos, desfechos de dor pela Escala Visual Analógica (EVA) e função com escore Western Ontario and Mcmaster Universities (WOMAC) antes e após 12 semanas do procedimento.

Resultados:

A idade média encontrada foi de 75,5 anos (desvio padrão de 9,4 anos), com predominância do sexo feminino e do lado direito. Houve uma redução média na EVA de 3,0 pontos (p < 0,001) e no WOMAC de 15,4 (p < 0,001). Em dois casos, relataram apenas complicações menores e transitórias relacionadas ao procedimento (anestesia da pele e edema).

Conclusão:

O bloqueio farmacológico dos nervos geniculares guiado por ultrassom demonstrou redução da dor e melhora na função, com baixa taxa de complicação após 12 semanas nos pacientes com gonartrose. Nível de evidência IV, Série de Casos.

Descritores:
Bloqueio Nervoso; Dor; Osteoartrite do Joelho; Ultrassonografia; Anestésicos

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br