Acessibilidade / Reportar erro

EPIDEMIOLOGIA DO LESADO MEDULAR PÓS-TRAUMÁTICO EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO

RESUMO

Objetivo:

Traçar o perfil dos grupos de risco para trauma raquimedular (TRM) do Hospital das Clínicas de Campinas através de levantamento epidemiológico de 41 pacientes vítimas de TRM.

Métodos:

Foram coletados e analisados dados demográficos, nível da lesão neurológica, escala visual analógica (EVA) e American Spinal Injury Association impairment scale (AIS) atuais, através da aplicação de questionários, análise de prontuários e de exames de imagem. Para avaliar a relação entre as variáveis categóricas foi utilizado o teste exato de Fisher; para as variáveis numéricas foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman; e para a análise da relação entre variáveis categóricas e numéricas foram utilizados os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, adotando nível de significância de 5%.

Resultados:

Houve prevalência de 82,9% do sexo masculino, média de idade de 26,5 anos e de 56,1% casos de TRM causados por acidente automobilístico.

Conclusão:

Os resultados sugerem a importância da realização de campanhas de prevenção ao TRM voltadas para essa população. Nível de Evidência II, Estudo Retrospectivo.

Descritores:
Epidemiologia; Traumatismos da Medula Espinal; Paraplegia; Tetraplegia

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br