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AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DO PACIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA DE LATARJET EM REGIME AMBULATORIAL EM COMPARAÇÃO COM O REGIME HOSPITALAR

RESUMO

A instabilidade anterior do ombro acarreta alterações funcionais que impactam a qualidade de vida do paciente. A cirurgia de Latarjet é um dos procedimentos mais executados para casos de instabilidade recorrente de ombro.

Objetivo:

Comparar o grau de satisfação dos pacientes submetidos ao procedimento de Latarjet no regime ambulatorial (hospital dia) com o dos operados no regime hospitalar.

Métodos:

Um questionário foi aplicado em ambos os grupos e uma análise descritiva dos resultados foi realizada.

Resultados:

Foram incluídos 51 pacientes, com idade média de 29,9 anos, sendo 82,3% homens e 17,6% mulheres. Dos submetidos à cirurgia no hospital dia, 46,1% operaram em até 100 dias depois do primeiro atendimento ambulatorial; já entre os do grupo hospitalar, 76,3% operaram mais de 200 dias depois. O atraso na cirurgia ocorreu com 15,3% dos pacientes do hospital dia contra 68,4% do grupo hospitalar. Do hospital dia, 92,3% pacientes sentiram-se confortáveis em contatar a equipe médica em caso de intercorrências e fariam novamente o procedimento de forma ambulatorial. Além disso, 63,2% dos internados gostariam de ter recebido alta no mesmo dia. O grau de satisfação final em ambos os grupos foi de 100%.

Conclusão:

A cirurgia ambulatorial garante mais conforto para o paciente, mostrando-se segura e podendo ser performada em tempo hábil e com menos atrasos, o que influenciou a decisão dos pacientes em operar durante a pandemia de COVID-19. Nível de Evidência V, Estudo Transversal.

Descritores:
Cirurgia Ortopédica; Cirurgia Ambulatorial; Satisfação do Paciente; Instabilidade Articular; Luxação Glenoumeral; COVID-19

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