RESUMO
OBJETIVOS:
O extrato de Ginkgo biloba (EGb 761) é um extrato vegetal obtido das folhas da árvore Ginkgo biloba. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos histológicos e radiológicos do extrato de Ginkgo biloba sobre a consolidação de fraturas em um modelo experimental de fratura em fêmures de rato.
MÉTODOS:
Foram utilizados 48 ratos Sprague-Dawley fêmeas (peso: 195-252 g, idade: 20 semanas). Os ratos foram divididos randomicamente em seis grupos (n = 8). Uma fratura transversal foi feita no meio do fêmur direito de cada rato e fixada com fio de Kirschner. Os grupos G. biloba receberam 60 mg/kg de G. biloba por via oral uma vez por dia. Não foi administrada nenhuma medicação aos grupos de controle. Nos dias 7, 21 e 35, ambos os fêmures foram avaliados radiológica e histopatologicamente.
RESULTADOS:
A avaliação histológica revelou que os grupos G. biloba apresentaram diferenças significativas aos 21 e 35 dias (p < 0,05). O grupo G. biloba mostrou uma diferença significativa em termos de formação óssea no dia 21 quando comparado com o grupo controle (p < 0,05).
CONCLUSÕES:
Este estudo indicou que o uso de extrato de G. biloba acelerou a consolidação de fraturas. As diferenças radiológicas e histológicas foram detectadas, mas as diferenças histológicas foram mais notáveis. Nível de Evidência I, Estudo Clínico Randomizado de Alta Qualidade.
Descritores:
Consolidação da fratura; Ginkgo biloba; Ratos