RESUMO
Objetivo:
Investigar o efeito da redução incruenta e da fixação com parafuso de pedículo percutâneo no tratamento das fraturas toraco- lombares.
Métodos:
Este estudo retrospectivo analisou 12 casos de fraturas toracolombares com segmento único sem lesão medular ou neural, encontrados no departamento dentro do período de março de 2016 a setembro de 2017. Os pacientes foram tratados com redução fechada e fixação interna com parafusos de pedículo percutâneo. O tempo de operação, a perda sanguínea intra-operatória, a relação da altura do corpo vertebral anterior (AVHR), o ângulo de Cobb (CA) da cifose sagital e a EVA relativa à dor nas costas foram determinados e comparados estatisticamente.
Resultados:
O tempo médio da operação foi de 147,2±45,6 min, com sangramento intraoperatório médio de 67,8±34,2 mL. Todas as vértebras fraturadas foram com- pletamente reduzidas, suas alturas foram restauradas e a cifose foi corrigida. O período médio de acompanhamento foi de 10,6±2,7 meses, apresentando melhorias significativas observadas no AVHR, CA da cifose sagital e pontuação VAS (P <0,01). Um caso teve uma haste quebrada após 3 meses, e outro paciente apresentou uma infecção pós-operatória. Todos os pacientes alcançaram a recuperação óssea.
Conclusão:
O tratamento das fraturas toracolombares por redução fechada com fixação interna pelo parafuso de pedículo percutâneo é simples, eficaz e econômico. Nível de Evidência IV; Estudos Terapêuticos, Série de Casos
Descritores:
Redução Fechada; Fraturas da Coluna Vertebral; Parafusos Pediculares; Fixação Interna de Fraturas