Acessibilidade / Reportar erro

CIRURGIA DE LATARJET NA INSTABILIDADE ANTERIOR DO OMBRO EM JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL

RESUMO

A instabilidade glenoumeral anterior é uma frequente causa de afastamento dos jogadores de futebol profissional, redução do desempenho e recuperação prolongada. Os jogadores são submetidos ao contato físico intenso e ao alto desempenho, sendo assim necessário atingir menores taxas de recidiva após a correção cirúrgica e retorno ao esporte de forma mais rápida.

Objetivo:

Avaliar jogadores de futebol profissionais tratados pela técnica de Lartajet com análise da taxa e tempo de retorno às atividades esportivas, complicações ou falhas.

Métodos:

Análise entre 2010 a 2018 de dez jogadores de futebol que estão atuando em clubes profissionais, diagnosticados por instabilidade anterior do ombro operados pelo procedimento aberto de Lartajet em nosso serviço.

Resultados:

A média de retorno ao esporte profissional foi de 93,5 dias. A média de tempo da cirurgia em relação ao primeiro episódio de luxação foi de 12,4 meses. Cada atleta teve 4,3 luxações de ombro até o procedimento ser realizado. A taxa de recidivas foi zero e não foi observada subluxação.

Conclusão:

O procedimento Latarjet propiciou que todos os atletas profissionais de futebol retornassem às atividades competitivas de maneira rápida, sem recidivas das luxações e subluxações e sem complicações durante o acompanhamento realizado. Nível de evidência IV, Séries de casos.

Descritores:
Instabilidade Anterior do Ombro; Futebol; Luxação do Ombro

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br