Acessibilidade / Reportar erro

RESIDÊNCIA MÉDICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA – PANORAMA NACIONAL E ANALISE DE CONCORDÂNCIA DE AVALIAÇÃO CNRM/SBOT DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

RESUMO

Objetivo

Descrever o cenário nacional do Programa de Residência Médica (PRM) em Ortopedia e Traumatologia em 2020/2021, período da maior incidência da covid-19, apontando a distribuição de vagas pelos Estados e Regiões do Brasil, o quantitativo de residentes em curso e a porcentagem de concordância entre os serviços credenciados pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e pela Comissão Nacional de Residência Médica vinculada ao Ministério da Educação (CNRM/MEC).

Métodos

Estudo descritivo, transversal. Foram analisados dados do Sistema da CNRM e da SBOT referentes aos residentes cursando Ortopedia e Traumatologia durante o período declarado de pandemia no Brasil.

Resultado

No período analisado haviam 2.325 médicos residentes cursando os PRM de Ortopedia e Traumatologia no Brasil em vagas autorizadas pela CNRM/MEC. Predomínio na região Sudeste, com 57,2% do total de vagas no Brasil, totalizando 1.331 residentes em comparação às outras regiões, com 16,9% (392) residentes na região Sul, 15,1% (351) no Nordeste, 7,7% (180) no Centro-Oeste e 3,1% (71) no Norte. Em relação à avaliação dos serviços realizada pela SBOT e pela CNRM, há uma concordância média de 53,8% entre o credenciamento por ambas, com também distinções entre as Unidades da Federação.

Conclusão

A análise demonstrou diferenças entre regiões e estados em relação à oferta de vagas nos Programas de Residência em Ortopedia e Traumatologia, bem como quanto à concordância entre as avaliações das instituições credenciadas pela CNRM e/ou SBOT. Há necessidade de um trabalho conjunto entre ambas visando para ampliação e qualificação dos cenários de prática e preceptoria na formação do novo especialista, considerando as necessidades do SUS e o exercício da boa prática médica. A análise no período da pandemia, associado a reestruturação de muitos serviços de saúde, demostra a estabilidade da especialidade em cenários adversos. Nível de evidência II; Análises econômicas e de decisão – Desenvolvimento de modelo econômico ou de decisão.

Residência Médica; Ortopedia; Educação Médica; Sistemas de Saúde

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br