Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO PROSPECTIVO RANDOMIZADO DO TRATAMENTO DA ARTROSE FÊMORO-PATELAR PELO USO DE ÓRTESE

RESUMO

Objetivo:

Comparar o efeito de uma órtese destinada a estabilizar a articulação fêmoro-patelar, em comparação com uma de neoprene com orifício para rótula, em pacientes com artrose fêmoro-patelar.

Métodos:

Cinquenta e sete pacientes com artrose fêmoro-patelar foram alocados em dois grupos conforme a joelheira que receberam: órtese funcional fêmoro-patelar e joelheira de neoprene com orifício para patela. Ambos os grupos foram orientados sobre o tratamento clínico da osteoartrite e preencherem o consumo diário de medicamentos um mês antes da colocação das órteses e até três meses depois da colocação das mesmas. Foram avaliados com o questionário de WOMAC e Lequesne e realizaram os testes de senta e levanta, Timed-up-and-go e o teste de caminhada de seis minutos, nos momentos imediatamente antes da colocação da órtese e após um e três meses.

Resultados:

Ambos os grupos melhoram dor, rigidez e função sem diferença entre os grupos. O consumo de medicamentos diminuiu em ambos os grupos no primeiro mês, aumentando no terceiro mês. O consumo de naproxeno foi progressivamente maior no grupo controle.

Conclusão:

Ambas as joelheiras melhoraram a dor, a função e alteraram o consumo de medicamentos somente no primeiro mês. A joelheira funcional propiciou analgesia sem consumo aumentado de naproxeno. Nível de evidência IB, Ensaio clínico randomizado.

Descritores:
Osteoartrite; Órtese; Síndrome da Dor Patelofemoral

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br