Acessibilidade / Reportar erro

PLACA COMBINADA VERSUS FIXAÇÃO EXTERNA PARA FRATURAS DO RÁDIO DISTAL

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi comparar os resultados funcionais e radiológicos de pacientes portadores de fraturas intra-articulares cominutivas do rádio distal, operados com fixação externa percutânea ou com osteossíntese volar-dorsal de placa combinada.

Método:

Foram avaliados 49 pacientes operados e acompanhados por fraturas cominutivas distais do rádio entre maio de 2015 e janeiro de 2019 retrospectivamente. Os resultados cirúrgicos dos pacientes operados com osteossíntese de placa volar-dorsal combinada ou fixação externa percutânea foram comparados. Os escores funcionais e radiológicos foram avaliados e analisados estatisticamente.

Resultados:

Não houve diferença estatística entre os grupos de fixação externa e placa combinada volar-dorsal em relação ao questionário Deficiências do braço, ombro e mão (DASH), à Escala Visual Analógica (VAS), ao sistema de pontuação Mayo, à amplitude de movimento ou à avaliação de força de preensão.

Conclusão:

Embora a técnica combinada de osteossíntese da placa volar-dorsal tenha um tempo cirúrgico mais longo e procedimento mais complicado, a osteossíntese combinada da placa volar-dorsal apresentou menores taxas de complicações, permitindo a mobilização precoce. A osteossíntese combinada da placa volar-dorsal pode ser uma alternativa à fixação externa percutânea. Nível de Evidência III, Estudos terapêuticos – Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Fraturas Ósseas; Fraturas do Rádio; Fixação de Fratura; Placas Ósseas

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br