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ELEVADO RISCO DE LESÕES ESPORTIVAS EM ALUNOS DE MEDICINA: ESTUDO TRANSVERSAL

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a incidência e as características das lesões esportivas em alunos de medicina, assim como os fatores de risco envolvidos.

Métodos:

Todos os alunos (218) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo que integravam seis modalidades esportivas (futebol, rugby, futsal, handebol, basquete e vôlei) em 2017 foram incluídos. Foram incluídas as lesões que afetaram a performance, independente do tempo de afastamento. Uma exposição-atleta (E-A) foi definida como a participação de um aluno em um jogo ou treino.

Resultados:

A taxa de lesão foi maior em alunos do 1º ao 3º ano (7,58 por 1000 E-As 95% IC = 6,11-9,06) do que em alunos do 4º ao 6º ano (4,49 por 1000 E-As 95% IC = 3,26-5,73) (p < 0.001).

Alunos praticantes de mais de uma modalidade apresentaram maior taxa de lesão (10,69 por 1000 E-As, 95% IC 8,22-13,17) do que alunos praticantes de apenas uma modalidade (4.49 por 1000 E-As, 95% IC 3,51-5,47) (p = 0.002). Mais de 60% das

lesões ocorreram nos membros inferiores e o principal mecanismo em jogos foi contato com outro jogador (51%), e em treinos foi lesão sem contato (53%).

Conclusão:

Alunos do 1 ˚ ao 3 ˚ ano apresentaram maior taxa de lesão do que alunos do 4º ao 6º ano. Alunos praticantes de mais de uma modalidade apresentaram maior taxa de lesão do que alunos praticantes de apenas uma modalidade. Nível de Evidência IV, Estudo Transversal.

Descritores:
Traumatismos em Atletas; Estudantes de Medicina; Epidemiologia

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