Acessibilidade / Reportar erro

ARTRODESE LOMBAR INTERSOMÁTICA ENDOSCÓPICA PERCUTÂNEA: RESULTADOS DEPOIS DE 47 MESES DE ACOMPANHAMENTO

RESUMO

Introdução

Este estudo tem como objetivo investigar os resultados clínico-funcionais de uma nova técnica cirúrgica, artrodese lombar endoscópica percutânea (PELIF) em pacientes com diagnóstico clínico de dor lombar ou ciática e instabilidade segmentar, submetidos à referida técnica pelo médico responsável.

Materiais e métodos

Os pacientes preencheram um termo de consentimento livre e esclarecido e foram reavaliados clínica e radiograficamente por avaliadores independentes que usaram a Escala Visual Analógica (EVA) para dor, Índice de Incapacidade de Oswestry (ODI) e o Short Form Health Questionnaire SF-36 nos períodos pré e pós-operatório. Foram também pesquisados nos prontuários médicos tempo de cirurgia, tempo de internação hospitalar, necessidade de transfusão de sangue, retorno ao trabalho e avaliação radiográfica da fusão.

Resultados

Na amostra final de 19 pacientes com 33 níveis operados, EVA e ODI diminuíram de 10,0% e 64% para 2,0% e 28%, respectivamente. O SF-36 mostrou escores significativamente maiores em 5 de seus 7 domínios no final do acompanhamento, em comparação com o período pré-operatório. Somente 1 caso de pseudoartrose foi diagnosticado por radiografia.

Conclusões

A artrodese lombar endoscópica percutânea (PELIF) tem se mostrado uma técnica segura e eficiente para o tratamento dos pacientes com instabilidade segmentar associada a lombalgia ou ciatalgia. Nível de Evidência IV; Estudos Terapêuticos; Série de Casos.

Coluna vertebral/cirurgia; Artrodese; Endoscopia

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br