Acessibilidade / Reportar erro

EXERCÍCIOS E ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR PARA ARCO LONGITUDINAL MEDIAL: ENSAIO CLÍNICO

RESUMO

Objetivo

Os músculos extrínsecos, como o tibial posterior e flexor longo do hálux e os intrínsecos do pé fazem parte do subsistema ativo do foot core system e exercem papel essencial no controle do arco longitudinal medial. Devido à dificuldade na contração desses músculos, a eletroestimulação neuromuscular (EENM) torna-se um recurso aliado ao fortalecimento e é recomendada para reabilitação. O objetivo desse trabalho é avaliar a eficácia da EENM associada ao exercício na deformação do arco longitudinal medial.

Métodos

Este é um ensaio clínico randomizado cego. 60 participantes assintomáticos foram divididos em três grupos: EENM, exercício e controle. O grupo EENM e exercício realizaram sete exercícios para os músculos intrínsecos e extrínsecos duas vezes por semana por seis semanas, sendo o grupo EENM utilizou a EENM associada a cinco exercícios. A altura do navicular e o ângulo do arco longitudinal medial foram medidos antes e após o período de intervenção.

Resultados

Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos para a altura do navicular e ângulo do arco longitudinal medial.

Conclusão

A EENM associada ao exercício não altera as características do arco longitudinal medial em indivíduos assintomáticos. Nível de Evidência I; Estudo Clínico Randomizado.

Terapia por Estimulação Elétrica; Pé; Deformidades do Pé; Pé Chato; Pé Cavo

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br