Acessibilidade / Reportar erro

PREVALÊNCIA DE ALTERAÇÕES POSTURAIS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESCOLARES

RESUMO

Objetivo

Investigar a prevalência de alterações posturais e correlacionar com o peso corporal e o peso das mochilas dos escolares em uma escola no município de São João del-Rei-MG.

Métodos

O estudo é do tipo original, com delineamento transversal onde foram avaliados 109 escolares, com média de idade de 13 anos, de ambos os sexos. A escala de Nova Iorque foi utilizada para análise de postura, medição do peso corporal, altura, peso da mochila e Índice de Massa Corporal (IMC). Foi utilizado o teste estatístico ANOVA e o teste de correlação de Pearson, considerando o nível de significância de 0,05.

Resultados

De acordo com os resultados, a média geral dos escores dos problemas posturais foi de 68,7 pontos, com predomínio na região da cabeça, coluna, nos quadris, no tronco, e no abdômen. As regiões dos ombros, pés e pescoço apresentaram médias de escores menores que 7. A média da altura foi de 1,61m, do peso corporal de 56,03kg, do peso das mochilas de 4,49 kg e 21,51 kg/m do IMC.

Conclusão

Conclui-se que existe uma alta prevalência de alterações posturais entre os escolares avaliados. Sendo que, os segmentos corporais mais comprometidos são, a cabeça, a coluna vertebral, os quadris, o tronco e o abdômen. No entanto, esse achado não foi relacionado ao peso das mochilas ou ao peso corporal dos escolares. Assim, diferentes parâmetros devem ser utilizados para analisar os fatores que podem estar relacionados a tais achados, como alterações ergonômicas, hábitos inadequados, estirão de crescimento, entre outros. Nível de Evidência III, Estudo Transversal Observacional.

Postura; Peso corporal; Estudantes; Índice de Massa Corporal; Adolescente; Escoliose

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br