Acessibilidade / Reportar erro

A EFICÁCIA DO BLOQUEIO RADICULAR FORAMINAL NO ALÍVIO DA DOR CIÁTICA DEVIDO À HÉRNIA DISCAL LOMBAR

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o perfil clínico, a melhora da dor e a necessidade de intervenções cirúrgicas em pacientes submetidos ao bloqueio transforaminal com uso de corticosteroides e anestésicos.

Métodos:

Estudo prospectivo, randomizado e duplo-cego realizado com 45 pacientes com dor radicular unilateral em membros inferiores e diagnóstico de hérnia discal lombar em um único segmento. No grupo intervenção, os bloqueios transforaminais foram feitos com bupivacaína, dexametasona e clonidina; no controle, água destilada e bupivacaína. Foi aplicado questionário de Oswestry.

Resultados:

A amostra foi composta de 24 mulheres (53,4%) e 21 homens (46,6%). Dos pacientes com ocupação, 85,71% (n = 30) estavam afastados de suas funções devido à doença e 14,29% (n = 5) continuavam a trabalhar com limitações. Os que foram submetidos ao bloqueio transforaminal com injeção de corticoide, clonidina e anestésico apresentaram alívio imediato. Após três semanas, contudo, o efeito não perdurou de forma tão satisfatória, e 52% dos pacientes apresentaram melhora em graus variados. No grupo controle, houve discreto alívio álgico após uma semana, que não perdurou de forma satisfatória após três semanas, com 50% dos pacientes evoluindo para melhora em graus variados.

Conclusão:

Mais estudos com espaço amostral maior, novos dados epidemiológicos e seguimento mais prolongado são necessários para validar as hipóteses aventadas. Nível de Evidência II, Estudo Prospectivo.

Descritores:
Hérnia de Disco; Bloqueio Nervoso; Neuropatia Ciática

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br