Acessibilidade / Reportar erro

MÉTODOS DE FIXAÇÃO EM LATARJET: COMPARAÇÃO DE TIPOS DE PARAFUSOS E FIXAÇÃO DE PLACAS

RESUMO

Objetivo

O procedimento Latarjet é normalmente preferencial em deslocamentos recorrentes do ombro acompanhados por perda óssea da glenóide. Observa-se que a superioridade dos métodos de fixação dos enxertos ósseos ainda é controversa. O objetivo deste estudo é comparar biomecanicamente os métodos de fixação de enxerto ósseo no procedimento Latarjet.

Métodos

15 modelos de escápulas de terceira geração foram divididos em 3 grupos. O enxerto foi fixado no primeiro grupo com parafusos corticais totalmente rosqueados com 3,5 mm de diâmetro, no segundo grupo com dois parafusos canulados parcialmente rosqueados de 16 mm de diâmetro de 4,5 mm e no terceiro grupo através de miniplaca e parafuso. A cabeça hemisférica umeral foi colocada na ponta do dispositivo de carga cíclica e, desta forma, a carga aplicada ao enxerto coracoide foi homogênea.

Resultados

Nenhuma diferença estatisticamente significativa foi encontrada entre as comparações pareadas (p>0,05). As forças em 5 mm de deslocamento no total variam entre 502-857N. As medidas de rigidez total variaram entre 105 e 625 e o valor médio foi 258,13±53,54, sem diferença estatisticamente significativa por grupos (p = 0,958).

Conclusão

Este estudo biomecânico mostrou que não há diferença entre três opções de fixação de coracoides em termos de resistência à fixação. Ao contrário de suposições anteriores, a fixação de placas não é biomecanicamente superior à fixação de parafusos. Os cirurgiões devem considerar suas preferências pessoais e sua experiência na escolha de métodos de fixação.

Articulação glenoumeral; Procedimentos cirúrgicos operatórios; Fenômenos biomecânicos

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br