Acessibilidade / Reportar erro

ARTROPLASTIAS PARCIAIS MEDIAIS DO JOELHO TÊM RESULTADOS MELHORES DO QUE AS TOTAIS?

RESUMO

Objetivo

Comparar os resultados da artroplastia unicompartimental do joelho (UKA) medial com plataforma móvel e artroplastia total do joelho (TKA) em pacientes com osteoartrose medial isolada.

Métodos

Estudo transversal retrospectivo. Foram avaliadas radiografias pré-operatórias de 602 pacientes submetidos à artroplastia de joelho entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2020. A osteoartrose medial isolada foi encontrada em 125 pacientes, destes em 57 haviam sido submetidos a UKA e 68 TKA. Com análise de prontuários e entrevistas telefônicas comparamos os resultados clínicos e o grau de satisfação dos pacientes. A análise estatística utilizou nível de confiança de 5%.

Resultados

O grupo de pacientes com UKA obteve 65,8% de resultados favoráveis contra 79,1% daqueles submetidos à TKA no questionário de função (p<0,0001). A taxa de complicações foi estatisticamente semelhante entre os grupos (p>0,5). A maioria dos pacientes estava satisfeita ou muito satisfeita em ambos os grupos (88,6% de UKA e 91,2% de TKA) (p>0,999).

Conclusão

Pacientes submetidos a UKA ou TKA apresentaram o mesmo grau de satisfação e taxa de complicações pós-operatórias quando comparados pacientes com osteoartrite medial isolada. Os pacientes da UKA apresentaram resultados menos favoráveis ao questionário clínico funcional do que os pacientes submetidos à artroplastia total. Nível de Evidência III; Estudo Retrospectivo.

Joelho; Artroplastia; Osteoartrite; Artroplastia do Joelho

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br