Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DOS DESFECHOS EM ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS DE INTERVENÇÃO - FRATURAS DISTAIS DO RÁDIO

RESUMO

Objetivos:

Descrever a frequência e os tipos de desfechos em ensaios clínicos randomizados (RCT) de intervenção para fraturas distais do rádio, analisar como apresentações confusas de desfechos podem levar a interpretações equivocadas e sugerir estratégias para melhorar a compreensão do leitor sobre o processo de tomada de decisão.

Métodos:

Foi realizado estudo retrospectivo mediante busca sistematizada na base de dados PubMed® nos últimos 10 anos, na qual foram incluídos apenas RCT de intervenção para fraturas do segmento distal do rádio, cujos desfechos foram analisados.

Resultados:

Dos desfechos primários analisados nos 75 artigos selecionados, 46,6% foram classificados como desfechos clínicos, 20% como substitutos, 30,6% como compostos, 1,3% como escalas complexas e em 1,3% como desfechos de segurança. 34,7% dos artigos não reportaram eventos adversos.

Conclusão:

A apresentação de desfechos com pouca relevância clínica representou mais da metade da amostra (53,4%) - tais estudos podem prejudicar o leitor, uma vez que confundem a interpretação das evidências científicas; a iniciativa Core Outcome Measures in Effectiveness Trials (COMET) auxilia os profissionais de saúde na compreensão e seleção das intervenções terapêuticas mais adequadas para os pacientes. Nível de Evidência III; Estudo retrospectivo comparativo .

Descritores:
Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde; Fraturas do Rádio; Ensaios Clínicos Controlados Aleatórios como Assunto; Punho

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br